Construcionismo
O construcionismo é uma teoria
proposta por Seymour Papert, e diz respeito à construção do conhecimento
baseada na realização de uma ação concreta que resulta em um produto palpável,
desenvolvido com o concurso do computador, que seja de interesse de quem o
produz.
É a teoria que vê o aluno como construtor de suas estruturas intelectuais. No entanto, o construcionismo inclui a necessidade de construção de um artefato externo.
- Algumas Relações que podem ser estabelecidas a partir das bases construcionistas:
Conceito de Aprender: Construir relações;
Como se Aprende: Levantamento de hipóteses, teste, elaboração de hipóteses, novo teste... processo recursivo;
Papel do Aluno: Agente construtor, aquele que levanta hipóteses testa e cria;
Ensinar: Facilitar, através da criação de um ambiente cuja tônica seja a proposição de desafios, desequilíbrios e questionamentos que ponham em cheque as hipóteses do aluno, ajudando-o na sistematização dos resultados.
Papel do professor: Provocar o aluno a pensar sobre o objetivo de estudo, indagar o aluno sobre o que está acontecendo e o que ele pensa que vai ocorrer, propor diante de situações novas comparações com situações conhecidas, estabelecer com o aluno, uma relação de companheirismo e cordialidade;
Conceito de erro: Resultado inesperado, algo para ser estudado e para se refletir sobre;
Avaliação: Acompanhamento das hipóteses do aprendiz, do seu raciocínio cognitivo, estratégia que utiliza para encaminhar o próximo passo;
Referências:
http://www.dc.ufscar.br/construcionismo
Acesso em: 13/06/2016 às 16:47
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